INGREDIENTES
- 8 gemas
- 150 gr açúcar
- 150 ml água
PREPARAÇÃO
- Comece por colocar a água e o açúcar num tacho.
- Deixe cozinhar até atingir o chamado "ponto de estrada" (quando passa a colher no fundo do tacho consegue ver o fundo, como se tratasse de uma estrada).
- Deixe arrefecer o preparado anterior.
- Coloque as gemas batidas numa panela e cozinhe-as em lume brando. De seguida, vá acrescentando a mistura do açúcar aos poucos e mexa sempre.
- Quando a mistura ficar mais espessa, retire do lume.
- Para fazer os ovos moles de Aveiro pode usar formas pré-feitas de hóstia.
- Preencha cada metade da forma de hóstia e depois use uma clara de ovo como cola para unir as duas partes das hóstias.
- A seguir use uma tesoura para recortar as formas.
- Repita várias vezes para fazer a quantidade de ovos moles que pretende.
DICAS
- A quantidade de água deve ser sempre semelhante à quantidade de açúcar. No entanto, algumas pessoas preferem colocar mais açúcar. Se preferir ovos moles mais doces, pode utilizar até o dobro do açúcar. Mas vão ficar bem mais calóricos! :)
- Em vez de utilizar o “ponto de estrada”, pode utilizar o “ponto de pérola”. Neste caso, a água e o açúcar devem ser fervidos até que formem uma calda espessa que cai em gotas (que fazem lembrar pérolas).
- Quando cozinhar as gemas, é muito importante fazê-lo em lume brando (a temperatura ideal é de 60 ºC). Isto fará com que o preparado não coagule. Acima de tudo, tenha muito cuidado para nunca deixar ferver.
- Se preferir medir as quantidades através de colheres de sopa, o geral, para cada gema, deve colocar 1 colher de sopa de açúcar e outra de água. Ajuste as quantidades com base no número de gemas utilizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário