terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Portugal é o país com mais novos casos de COVID por milhão de habitantes

 

Portugal é o país com mais novos casos de COVID por milhão de habitantes

O Governo poderá endurecer as medidas do confinamento geral a partir de hoje

Portugal é agora o país com mais novos casos de Covid-19 por milhão de habitantes, ultrapassando os países que têm sido mais afetados pela pandemia, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins.

No que diz respeito às mortes diárias por Covid-19, Portugal é o quarto pior do mundo por milhão de habitantes (15,9), seguindo atrás do Reino Unido (18,93), da Eslováquia (18,68) e da República Checa (16,15)

Desde o início do novo confinamento, na sexta-feira(15), pelo menos 477 pessoas morreram em Portugal por causa da Covid-19 e foram contabilizados quase 32 mil novos casos de infecção.

Ontem, Portugal registrou o quinto dia consecutivo com mais de 10 mil novas infecções e contabilizava mais de 134 mil casos ativos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde – DGS.

O número de internações também aumentou e atingiu 4.889 doentes no domingo, com 647 em unidades de cuidados intensivos. Desde março do ano passado, Portugal registou 549.801 casos de infeção e 8.861 mortos.

As medidas do novo confinamento geral têm um horizonte de um mês. O Primeiro-Ministro Antonio Costa admitiu que na segunda quinzena as restrições podem ser agravadas, mediante a evolução epidemiológica. No entanto, o caminho parece ser o do endurecimento das regras. O Governo reúne-se hoje em sede de Conselho de Ministros extraordinário para fazer um balanço dos primeiros dias do confinamento e decidir medidas adicionais de combate à pandemia.

Antonio Costa – foto de perfil no Twitter

No domingo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou que a situação “é muito crítica” e considerou que o confinamento não está sendor levado a sério pela população. Admitiu, ainda, um agravamento de medidas, dando apoio à eventual decisão do Governo neste sentido.

A ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se preocupada com o comportamento dos portugueses e alertou que todo o sistema de saúde está “muito próximo do limite”.

O Conselho de Ministros aprovou, no dia 13 deste mês, novas medidas para controlar a pandemia de covid-19, entre as quais o dever de recolhimento domiciliário, que entraram em vigor às 00h00 de sexta-feira passada.

Foto de Alena Shekhovtcova no Pexels

Entre as medidas, estão restrições à circulação da população, obrigatoriedade do teletrabalho e encerramento do comércio, excetuando-se os estabelecimentos de bens e serviços essenciais.

As escolas permanecem abertas em todos os níveis de ensino, mas os centros de apoio ao estudo encerraram, bem como auto-escolas e escolas de idiomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário:

Guerra dos mundos