“Papa, você é um herege”, grita padre ortodoxo em Atenas
Ioannis Diotis precisou ser controlado e afastado do local pela polícia
Thamirys Andrade - 05/12/2021 12h31 | atualizado em 05/12/2021 13h59
Em visita à Igreja Ortodoxa Grega nesse sábado, (4), o papa Francisco foi alvo de ataques verbais por parte do padre Ioannis Diotis. Na ocasião, o pontífice foi acusado de ser “herege”, e Diotis precisou ser controlado pela polícia e levado para longe do local.
– Papa, você é um herege – gritou o padre, alto o bastante para que o líder da Igreja Católica ouvisse, segundo testemunhas.
Leia também1 Papa Francisco vê retrocesso na democracia mundial
2 Web compara monumento da ONU com besta do Apocalipse
3 Talibã decreta que afegãs podem consentir com casamento
4 Embaixador na UE faz ensaio como "Virgem Maria trans"
5 EUA: Pais de atirador em escola responderão por homicídio
À imprensa, Ioannis disse que a visita do papa Francisco é “inaceitável”.
– Eu disse que ele é um herege, para se arrepender. É inaceitável o Papa na Grécia, ele deveria se arrepender – reiterou.
Francisco entrava no arcebispado de Atenas para se encontrar com o chefe da Igreja Ortodoxa Grega no momento em que foi hostilizado.
Esta não é a primeira vez que um pontífice é alvo de protestos em viagem à Grécia. Em 2001, João Paulo II foi hostilizado por parte de monges e clérigos. Na ocasião, o pontífice pediu desculpas por erros cometidos por católicos aos irmãos ortodoxos.
Aquela foi a primeira visita de um papa à região desde o Grande Cisma, em 1054, quando houve a separação entre cristãos ocidentais e orientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário