segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Com vacinação e flexibilizações, Brasil tem aumento de 27% nos casamentos

 

Com vacinação e flexibilizações, Brasil tem aumento de 27% nos casamentos

Tendência de alta começou a ser notada em março de 2021, diz levantamento da Arpen

Casamento coletivo em Pelotas (RS), em 2019
Casamento coletivo em Pelotas (RS), em 2019Foto: Michel Corvello/Fotos Públicas

Ana Lícia SoaresIuri Corsinida CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

O número de casamentos voltou a crescer após um período de queda expressiva em consequência da pandemia da Covid-19.

O levantamento, feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Apen) do Brasil a pedido da CNN, revela um crescimento de 27,61% entre janeiro e outubro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a pandemia estava no auge e a população ainda não havia sido vacinada.

PUBLICIDADE

Foram consultados 7.654 cartórios, distribuídos em todos os municípios e distritos do país.

Nos dez primeiros meses do ano, foram realizadas 683.855 celebrações civis contra 535.823 matrimônios em todo o ano de 2020. Vale ressaltar que devido a restrição imposta pela pandemia, muitas celebrações foram adiadas e esse acumulado em 2021, também se deve a uma demanda reprimida.

A tendência de alta começou a ser notada em março, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020. O aumento da vacinação e a flexibilização das medidas restritivas explicam o aumento.

”Mas mesmo com a vacinação avançando e com a flexibilização, os cartórios mantiveram todos os cuidados, demostrando que o sonho de uma vida a dois pode ser realizado, mesmo diante deste cenário de crise sanitária que vivemos”, explica Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

A retomada acontece às vésperas de dezembro, tradicionalmente o mês em que é realizado o maior número de casamentos no Brasil, sendo o preferido para as celebrações. A escolha pelo mês está relacionada ao período de férias de adultos e crianças e ao recebimento do décimo terceiro.

Os noivos que quiserem casar no civil prec

Nenhum comentário:

Guerra dos mundos