Astronautas encontram plânctons no espaço durante limpeza de estação
Astronautas encontram plânctons: a agência de notícias russa ITAR-TASS revelou que os astronautas da Estação Espacial Internacional encontraram vestígios de organismos marinhos, conhecidos como plânctons, nas paredes exteriores da estação.
Leia também
Declínio da biodiversidade, um perigo que nos rondaOceano Atlântico e Pacífico não se misturam, falso ou verdadeiro?Crime de ecocídio é criado na FrançaAstronautas encontram plânctons durante caminhada espacial
A amostra do plâncton encontrado foi coletada durante uma caminhada espacial. Os astronautas limpavam o lado de fora da estação. A pergunta agora é: como esses organismos marinhos foram parar no espaço?
O chefe da missão da ISS, Vladimir Solovjev, explica que o cosmódromo de Baikonur, de onde partem a maioria das naves em direção à ISS, não fica perto o suficiente do mar. Esses pequenos viajantes não poderiam ter chegado a bordo.
A hipótese mais provável é que as correntes atmosféricas da Terra tenham elevado esses plânctons para mais de 400 quilômetros até chegarem à Estação Espacial Internacional. Cientistas da ISS tentam descobrir até que ponto esses micro-organismos foram capazes de sobreviver às baixas temperaturas e à falta de oxigênio do espaço.
PUBLICIDADE
Terra ao vivo do espaço
Desde 2014, milhões de internautas de todo o mundo podem conferir como a Terra é vista do espaço. Trata-se do projeto High Definition Earth Viewing da ISS (Estação Espacial Internacional). A ideia é transmitir as imagens do planeta na internet em tempo real.
Os usuários podem conferir como é a Terra vista do espaço em quatro ângulos diferentes. Isso porque as câmeras foram instaladas no módulo da Agência Espacial Europeia Columbus.
Elas ficam dentro de cápsulas pressurizadas, em temperaturas controladas.
Projeto busca estudar os efeitos do ambiente do espaço
O projeto busca estudar os efeitos do ambiente do espaço nos equipamentos, e na qualidade de vídeos. Os resultados serão analisados e poderão ajudar os engenheiros na escolha de câmeras para futuras missões.
Mar Sem Fim te mostra o caminho para assistir à Terra em diferentes ângulos!
Faz tempo isso heim?
Acho preocupante, os cientistas não isolam devidamente seus experimentos (como os plânctons) e que podem ser vetor de contaminação ou interferência externa/espacial indevida. Pode voltar contra nós.
Parabéns, João Lara Mesquita
Excelente observação, você sempre teve meu respeito, está de parabéns
Um grande abraço
A natureza é simplesmente fantástica!
Flávio, é curioso, mas normalmente aqueles que aqui se manifestam trazem boas informações, completam as matérias, dão sugestões. Até hoje, graça ninguém quis fazer. Você é o primeiro. Para não sermos acusados de censura, publicamos mesmo assim.
Foi só humor… até onde eu percebi, não houve ofensa e nem escárnio… sei que todos nós queremos que aquilo que encaramos com seriedade tb o seja pelos outros… mas sejamos leves…
Pelo jeito nunca assistiu Bob Esponja.