Já havia civilizações altamente desenvolvidas antes mesmo das pirâmides serem levantadas ao redor do mundo
As pirâmides são remanescentes de tempos muito antigos, mas milhares de anos antes das pirâmides, a humanidade construiu cidades imponentes.
Para nós, as pirâmides do Egito são muito antigas. Porém, já nos tempos do antigo Egito, por exemplo, no reinado do rei Tut, as pirâmides eram vistas como resquícios de tempos antigos.
As pirâmides (do Egito) datam (de acordo com os egiptólogos) de cerca de 4.500 a 4.700 anos atrás, mas existem cidades na Terra construídas há mais de 10.000 anos.
Em outras palavras, há evidências de assentamentos antigos na Terra que antecedem a mais antiga das pirâmides egípcias em mais de 5.000 anos.
A humanidade construiu cidades complexas na Terra durante uma época em que a história como a conhecemos ainda não estava sendo registrada.
As pirâmides mais antigas da superfície do planeta não são as do Egito. Segundo os pesquisadores, as pirâmides mais antigas já construídas datam de cerca de 5.000 anos atrás. O Peru também possui algumas das pirâmides mais antigas da Terra, que foram erguidas na cidade-estado de Caral.
A história dominante nos diz que, no Egito, as pirâmides foram construídas a partir de cerca de 4.700 aC, durante o reinado do Faraó Djoser na Terceira Dinastia. Acredita-se que ele tenha encomendado a chamada Pirâmide de Escada em Saqqara.
Apesar das afirmações de que a Pirâmide Escalonada em Saqqara é a mais antiga do Egito e que as pirâmides da América do Sul datam de cerca de 5.000 anos atrás, provar sua idade exata é quase impossível, principalmente porque as estruturas são muito antigas e as pessoas que as construíram decidiram - por razões que permanecem obscuras - não registrar seu processo de construção.
Assim como é quase impossível identificar a mais antiga das pirâmides da Terra, identificar a cidade mais antiga do planeta é igualmente uma luta. A dificuldade em distinguir a cidade mais antiga de todas é tamanha que o termo nem mesmo é definido corretamente.
Isso porque muitos sitíos arqueológicos permaneceram escondidos sob a superfície, esperando para vir à tona, revelando uma história que provavelmente nunca soubemos que existia.
No entanto, podemos nos aproximar e analisar uma lista das cidades mais antigas da Terra.
No livro 'As Cidades Completas do Antigo Egito' (The Complete Cities of Ancient Egypt), Steven Snape revela que na escassamente povoada Noruega, um centro com uma comunidade de 20.000 habitantes é visto como uma cidade. Na Grã-Bretanha, no entanto, um centro com uma população de mais de 100.000 é visto como uma grande cidade.
Para estabelecer algumas das cidades mais antigas da Terra, devemos entender algumas coisas. Uma cidade é comumente reconhecida como um centro comunitário com um conjunto de ativos que se correlacionam com uma região maior do que seu próprio interior direto.
Para ser considerada uma cidade, deve haver uma alta densidade de população permanente; deve haver um nível de comércio e troca relativamente desenvolvido; deve incluir uma concentração de especialização artesanal e ter uma concentração de funções administrativas em um território maior. Também deve ter instituições que promovam um senso de identidade, bem como estruturas religiosas.
Embora tenhamos os segmentos acima que podem nos ajudar a identificar uma cidade, não deixa de ser difícil. Por quê? Porque algumas das cidades mais antigas da Terra são tão antigas que já no mundo antigo, elas eram consideradas antigas.
Temos, então, complexos enormes que também podem ser considerados cidades, mas atualmente não são. Um exemplo é Göbekli Tepe, de 13.000 anos, na atual Turquia.
Göbekli Tepe, por exemplo, mantém a própria origem da civilização moderna e os primeiros construtores de templos na Terra. Suas pedras são evidências de uma época que remonta a um período mais antigo do que os especialistas jamais imaginaram.
Os maciços pilares de pedra intricadamente decorados de Göbekli Tepe são evidências cristalinas de que, já há 13.000 anos, as pessoas na Terra eram sofisticadas o suficiente para criar não apenas templos, mas também vastos assentamentos usando grandes pedras.
Então, se temos evidências de que Göbekli Tepe foi construída por volta de 13.000 anos atrás e para construí-la, seus construtores usaram pedras maciças, algumas das quais pesam mais de 3 toneladas, por que presumimos que as pessoas eram incapazes de criar grandes cidades ao mesmo tempo?
As pedras de Göbekli Tepe são evidências de algumas das pedras megalíticas mais antigas usadas em construção.
Para construir um complexo tão grande, os construtores de Göbekli Tepe teriam que ter a sua disposição vastos recursos. Em outras palavras, significa que quem construiu Göbekli Tepe deve ter feito parte de uma sociedade bem desenvolvida, e não apenas de caçadores-coletores (primitivos). Também pode sugerir que os construtores de Göbekli Tepe faziam parte de assentamentos relativamente sofisticados, por meio dos quais reuniram os recursos necessários (conhecimentos de estruturas levantadas anteriormente) para construir o enorme complexo megalítico.
Em outras palavras, muito antes da Revolução Agrícola, sociedades complexas já caminhavam sobre a Terra, criando assentamentos sofisticados e vastos complexos de templos.
Damasco
Localizada na atual Síria, está uma cidade antiga amplamente reconhecida como o lar de um dos mais antigos assentamentos continuamente ocupados da história, com evidências de habitações que datam de cerca de 11.000 anos atrás.
Escavações arqueológicas perto de Tell Ramad revelaram evidências de pessoas que viviam na área já em 9.000 aC.
Jericó
Jericho (ou Jericó) é outra maravilha do mundo antigo. Mais de 10.000 anos atrás, os habitantes construíram um muro maciço de quase 3,6 metros de altura. Esta estrutura antiga é considerada a parede de proteção mais antiga do mundo; o Muro de Jericó. Pensa-se que a antiga cidade foi formada quando as Pirâmides do Egito nem sequer eram sonhadas.
Os mais antigos vestígios de habitação foram descobertos pelos arqueólogos da atual Tell es-Sultan, não muito longe da cidade atual.
Acredita-se que o local em torno do qual Jericó se formou foi um terreno popular para "caçadores-coletores" que vagavam pela área já em 10.000 aC.
Aleppo
Outra cidade antiga de história épica. Aleppo, também localizada na atual Síria, é mais antiga que a história. Escavações arqueológicas em Tallet Alsauda indicam que a habitação humana pode ser rastreada até o local entre 13.000 e 8.000 anos atrás. Na verdade, acredita-se que a cidade seja tão antiga que muitos estudiosos debatem se Aleppo ou Damasco são mais antigas do que previsões anteriores.
De acordo com os estudiosos, o primeiro registro histórico mencionando Aleppo pode ser rastreado até o terceiro milênio aC, nas tabuas de Ebla, quando Aleppo era conhecido como Ha-lam.
Como você pode ver, milhares de anos antes das primeiras pirâmides serem erguidas no Egito e na maior parte do mundo; nossos ancestrais já construíram cidades que para seu tempo já eram 'antigas'.
ATENÇÃO: Respeite o conteúdo do SITE, não copie sem autorização (conteúdo 100% protegido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário