sábado, 9 de janeiro de 2021

Pelosi aciona Pentágono temendo que Trump acesse códigos de lançamento nuclear; impeachment

 

Pelosi aciona Pentágono temendo que Trump acesse códigos de lançamento nuclear; impeachment pode ser apresentado na segunda

2526

Inscreva-se em nosso Telegram: http://t.me/DiretoDaAmerica


A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi (D), manifestou na sexta-feira (8) ao Pentágono temor que o presidente Donald Trump possa querer iniciar uma nova guerra ou até acionar o arsenal nuclear americano. A democrata porém não apresentou qualquer evidência para suas suspeitas.

Na carta em tom alarmista enviada ao Chefe do Estado-Maior, Nancy Pelosi questionou a condição mental do presidente e manifestou medo de Trump acessar “códigos de lançamento [de armas nucleares]”.

“Esta manhã, falei com o Presidente do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, para discutir as precauções disponíveis para evitar que um presidente instável inicie hostilidades militares ou acesse os códigos de lançamento e ordene um ataque nuclear”, escreveu Pelosi em um memorando aos membros da Câmara na sexta-feira. “A situação deste presidente desequilibrado não poderia ser mais perigosa, e devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger o povo americano de seu ataque desequilibrado ao nosso país e à nossa democracia”.

“Se o presidente não deixar o cargo imediatamente e de boa vontade, o Congresso dará continuidade à nossa ação”, disse a democrata.

Pelosi disse aos seus colegas democratas que um oficial militar de alto escalão do Pentágono garantiu que medidas estão sendo tomadas para evitar o lançamento do arsenal nuclear de Trump, segundo a Associated Press.

O movimento de Pelosi vem após uma tentativa frustrada de pedir diretamente ao vice-presidente Mike Pence para que ele e o gabinete removam Trump do cargo através da 25ª Emenda.

O vice-presidente no entanto se opõe ao uso da 25ª emenda para remover Donald Trump do poder a 12 dias do término de seu mandato, de acordo com Business Insider e do New York Times.

Pelosi e Schumer tentaram contatar Pence por telefone na quinta-feira (7) para pressioná-lo a invocar a 25ª Emenda, mas não conseguiram falar com ele após ficarem em espera por 25 minutos do outro lado da linha.


Inscreva-se em nosso Telegram: http://t.me/DiretoDaAmerica


Pelosi disse que se Pence não agir os democratas podem agir rapidamente para remover Trump do cargo cancelando o recesso da Câmara planejado para a próxima semana. Os democratas, neste caso, teriam que criar rapidamente uma comissão para iniciar o processo de remoção de Trump por meio da 25ª Emenda ou iniciar mais um processo de impeachment, o que hoje parece mais provável entre as duas opções.

O deputado Kurt Schrader (D-Oregon), disse aos democratas da Câmara que é contra o impeachment de Trump após o motim no Capitólio, comparando o procedimento a um “linchamento”, de acordo com um jornalista da ABC.

O líder dos Republicanos na Câmara, deputado Kevin McCarthy (Califórnia) disse em comunicado ter procurado a equipe de Joe Biden para tentar “reduzir a temperatura” e alertou que um impeachment pode contribuir para um aumento na divisão no país.

“Falei com o presidente eleito Biden hoje e pretendo falar com ele sobre como devemos trabalhar juntos para reduzir a temperatura e unir o país para resolver os desafios da América.”

“O impeachment do presidente faltando apenas 12 dias para o fim do mandato só vai dividir ainda mais o nosso país.”, disse o republicano.

Impeachment na segunda-feira?

Três democratas estão planejando apresentar artigos de impeachment contra o presidente Donald Trump na segunda-feira na Câmara dos Representantes, o que significa que a Câmara pode votar em sua destituição no meio da semana, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o planejamento, diz a Associated Press.

Nenhum comentário:

Guerra dos mundos