Censura: Facebook acusa de ‘fake news’ matéria verídica sobre a Amazônia
Não é a primeira vez que reportagens de Oeste foram alvo de agências de checagem https://marcossergioherrero.blogspot.com/2021/01/pgr-reabre-investigacoes-contra-rodrigo.htmlEm 20 de julho de 2020, Oeste publicou a reportagem “Imagem da Nasa prova que a Floresta Amazônica não está em chamas” para mostrar como a Floresta Amazônica, diferentemente do que tem sido divulgado pela chamada grande imprensa, não está em chamas. A agência de checagem Aos Fatos afirmou, 11 dias depois da reportagem de Oeste:
“É falso que imagem da Nasa prova que Amazônia não está ‘em chamas’”.Apesar de uma extensa carta de resposta, em que Oeste explicou as fontes e métodos utilizados para atestar a veracidade da matéria, o Facebook continua mantendo uma tarja sobre a foto da reportagem nos posts de todos aqueles que a compartilham. Um aviso alerta: “Informação falsa — Checada por verificadores de fatos independentesNão é a primeira vez que reportagens de Oeste foram alvo de agências de checagem. Além da matéria sobre a Amazônia, outros dois conteúdos também receberam “avisos restritivos”. Um informava que a OMS, depois de passar meses recomendando o lockdown para tentar conter a pandemia de coronavírus, havia recuado e começara a defender a retomada da economia. Já o outro —
“Pandemia em declínio: Brasil zerou excesso de mortes em junho” —, o projeto Comprova chegou a entrar em contato com uma das fontes citadas na matéria para, segundo a agência, “entender melhor os números e a metodologia por trás deles”. As três reportagens estão corretas. Oeste reafirma o que publicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário