domingo, 27 de dezembro de 2020

‘Somos cada vez menos felizes e produtivos porque estamos viciados na tecnologia’

 

‘Somos cada vez menos felizes e produtivos porque estamos viciados na tecnologia’

  • Diana Massis
  • Da BBC News Mundo
Retrato de Marta Peirano em área ao ar livre e arborizada
Legenda da foto,

Desde os anos 90, quando descobriu a cena dos hackers em Madri, a jornalista espanhola Marta Peirano estuda a tecnologia de forma crítica

"Há um usuário novo, uma notícia nova, um novo recurso. Alguém fez algo, publicou algo, enviou uma foto de algo, rotulou algo. Você tem cinco mensagens, vinte curtidas, doze comentários, oito retweets. (...) As pessoas que você segue seguem esta conta, estão falando sobre este tópico, lendo este livro, assistindo a este vídeo, usando este boné, comendo esta tigela de iogurte com mirtilos, bebendo este drinque, cantando esta música."

O cotidiano digital descrito pela jornalista espanhola Marta Peirano, autora do livro El enemigo conoce el sistema (O inimigo conhece o sistema, em tradução livre), esconde na verdade algo nada trivial: um sequestro rotineiro de nossos cérebros, energia, horas de sono e até da possibilidade de amar no que ela chama de "economia da atenção", movida por tecnologias como o celular.

Nesse ciclo, os poderosos do sistema enriquecem e contam com os melhores cérebros do mundo trabalhando para aumentar os lucros enquanto entregamos tudo a eles.

"O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você oferece em troca", diz a jornalista.


Nenhum comentário:

Guerra dos mundos