Pontos turísticos da Índia
Quem faz turismo na Índia tem uma gama incrivelmente diversa de lugares fascinantes para conhecer. Entre os pontos turísticos da Índia estão destinos para quem gosta de cultura, natureza, arquitetura, e muitíssimo mais. Viajar pela Índia às vezes pode cansar – mas as experiências geralmente valem muito a pena.
Nas páginas de Tudo Índia, você pode achar informações sobre muitos dos destinos mais populares na Índia. Também temos muitas dicas para quem estiver planejando uma viagem para a Índia.
Aqui são só alguns dos principais pontos turísticos para conhecer na Índia:
Monumentos históricos
Antes de ganhar sua independência em 1947, o território da Índia foi o domínio de diversos reinos e impérios – entre eles os reinos dos famosos marajás, o Império Mogol, e o Império Britânico. Os vários reis e imperadores construíram muitos monumentos que estão entre as principais atrações turísticas na Índia hoje em dia.
Taj Mahal
Uma das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”, o Taj Mahal é um mausoléu construído pelo imperador mogol Shah Jahan para a esposa dele, Mumtaz Mahal, na cidade de Agra. (Note: não é um templo, e não é hindu!) Este edifício lindo é reconhecido no mundo inteiro como um grande símbolo de amor.
O Tudo Índia tem uma página com informações muito detalhadas sobre o Taj Mahal – inclusive todas as dicas que você precisa para visitá-lo.
Palácios e fortes antigos
O estado indiano de Rajastão é famoso pelos marajás, ou “grandes reis” – e os antigos palácios e fortes deles atraem grandes números de turistas a Jaipur, Jodhpur, Udaipur, Jaisalmer, e outras cidades reais do estado.
Os fortes do Império Mogol também são impressionantes – entre eles o Forte Vermelho, na cidade antiga de Délhi, e o Forte de Agra, na mesma cidade que o Taj Mahal.
Outro forte impressionante no norte da Índia é o de Forte de Gwalior. O Palácio de Mysore se destaca entre os palácios dos impérios que reinaram no sul da Índia.
Ruínas antigas
Com tantos impérios surgindo e sumindo ao longo da história do subcontinente indiano, as ruínas de muitas cidades antigas podem ser visitadas na Índia hoje em dia. Hampi foi capital de um grande e poderoso império no sul do subcontinente; Orchha foi capital de outro poderoso reino na parte central do que agora é a Índia. A impressionante cidade fortificada de Fatehpur Sikri foi capital do Império Mogol por apenas 14 anos, antes de ser abandonada com a morte do lendário imperador Akbar.
Também há muitas ruínas de templos antigos na Índia – os renomados templos eróticos de Khajuraho são especialmente populares entre turistas no país.
As grutas antigas de Ajanta e Ellora são destinos celebrados, com arte e arquitetura de um milênio e meio atrás.
Mahabalipuram, no sul da Índia, é só mais um dos inúmeros destinos na Índia que abriga diversas ruínas antigas.
Arquitetura colonial britânica
Alguns dos centros históricos mais agradáveis da Índia são os que os britânicos construíram durante a época colonial.
Entre os famosos prédios e monumentos britânicos na Índia estão o Gateway of India e Chhatrapati Shivaji Terminus em Mumbai, India Gate e Rashtrapati Bhavan em Délhi, e Victoria Memorial em Calcutá.
Os britânicos construíram vários “hill stations” no Himalaia para escapar do pesado verão indiano. Entre as cidadezinhas nas montanhas com muita arquitetura colonial britânica estão Shimla e Darjeeling.
Outros monumentos antigos
A cidade de Délhi é especialmente rica em monumentos antigos. Fora do Forte Vermelho, outros que se destacam são o Túmulo de Humayun e o Qutb Minar.
O Char Minar é o monumento mais notável da cidade imperial de Hyderabad.
Atrações naturais
Montanhas
Uma grande parte do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo, está localizada na Índia. Ladakh, Kashmir (Caxemira), Sikkim, e várias outras regiões montanhosas estão cheias de vistas incríveis – para mais informações leia nossa página sobre destinos no Himalaia indiano.
Há outras cadeias montanhosas menores no oeste e leste da Índia – os Western Ghats e os Eastern Ghats – que também abrigam muitas paisagens lindas que atraem turistas.
Vida selvagem
O animal selvagem mais procurado na Índia é o tigre. Entre os parques nacionais da Índia onde se podem ver tigres estão Corbett, Ranthambore, Pench, Kanha, e Bandhavgarh.
É comum ver elefantes domesticados na Índia, mas Corbett e alguns outros parques nacionais também têm elefantes selvagens.
Para ver rinocerontes, o melhor destino é o parque nacional de Kaziranga em Assam.
O leão asiático selvagem, hoje em dia, mora só no parque nacional de Sasan Gir em Gujarat.
A região de Kutchh tem famosos burros selvagens.
É possível ver crocodilos em vários lugares na Índia, inclusive perto de Mahabalipuram.
Mais natureza
O estado de Kerala é um dos destinos preferidos na Índia para quem gosta de natureza – viajar de barco pela rede de águas internas dos Kerala Backwaters é a principal atração aqui. O estado também tem montanhas verdes cheias de plantações de chá e cardamomo, praias cheias de coqueiros e sol, e vários parques nacionais com vida selvagem.
Uma atividade popular entre turistas em Rajastãoé fazer um “safári de camelo” no deserto perto da cidade de Jaisalmer.
Entre as praias da Índia, as do estado de Goa são as mais famosas. Gokarna e Varkala são outros destinos populares entre turistas estrangeiros que procuram uma faixa de areia. Menos conhecidas entre os turistas estrangeiros são os arquipélagos das Ilhas Andaman e Nicobar e de Lakshadweep.
Religião e espiritualidade
Templos hindus
A população da Índia é imensa, e quase 80% é adepto da religião hindu – é difícil caminhar mais de 10 minutos na Índia sem passar por vários templos hindus.
O grande Meenakshi Amman Temple em Madurai é só um ótimo exemplar da arquitetura típica dos templos hindus do sul da Índia. Mas toda cidade do norte e sul da Índia tem diversos templos hindus que podem ser visitados – por exemplo, o Akshardham Temple em Nova Délhiou o Siddhivinayak Mandir em Mumbai.
Outros templos e mesquitas
Fora do hinduísmo, mais de 250 milhões de indianos são adeptos de outras religiões – e as casas de adoração dessas outras religiões indianas também são destinos populares de turismo na Índia.
O Templo Dourado em Amritsar é o templo mais sagrado do sikhismo – e o centro da vida espiritual dessa religião de mais de 20 milhões de indianos.
Apesar de não ser uma religião de origem indiana, o islãé a segunda maior religião da Índia atual. Tem várias mesquitas entre os pontos turísticos populares na Índia – a mais famosa sendo o Jama Masjid em Délhi.
Os templos da religião jain estão entre os mais ornamentados e bonitos da Índia; o estado de Rajastão tem vários exemplares lindos, inclusive os templos jains de Dilwara e Ranakpur.
Destinos de peregrinagem
As sete cidades mais sagradas do hinduísmo são Varanasi, Haridwar, Ayodhya, Mathura, Dwarka, Ujjain, e Kanchipuram; todas estão cheias de templos hindus e atraem grandes números de peregrinos. Nas margens do sagrado Rio Gânges, a caótica cidade de Varanasi é um destino especialmente popular – tanto entre peregrinos hindus como entre turistas estrangeiros na Índia.
Um grande número de outros templos hindus, espalhados pelo país inteiro, são destinos importantes de peregrinagem – o Sri Venkateswara Temple em Tirumala supostamente atrai mais peregrinos que qualquer outro lugar no mundo inteiro!
No Himalaia, Gangotri, Yamunotri, Kedarnath, e Badrinath são as fontes de quatro rios sagrados. Kanyakumari é o ponto extremo no sul da Índia, e também um lugar popular de peregrinagem entre hindus religiosos. Vrindavan, perto de Mathura, é um destino espcielamente popular entre devotos do deus hindu Krishna.
Três dos quatro mais importantes lugares de peregrinagem para budistasestão localizados na Índia – Bodhgaya, Sarnath, e Kushinagar.
Amritsar é a mais importante cidade de peregrinagem para os adeptos da religião sikh.
Palitana, com uma colina inteira cheia de templos, é um dos importantes lugares de peregrinagem para os adeptos da religião jain.
Nenhum comentário:
Postar um comentário