segunda-feira, 3 de junho de 2019

DICAS PARA TURBINAR SEU BLOG

DICAS PARA TURBINAR SEU BLOG

Este blog foi criado em 2015 com o intuito de apresentar e compartilhar minha experiência ao terminar a leitura de um livro — a ideia era não apenas escrever uma resenha, mas sim tentar sempre trazer algo a mais, uma visão mais ampla. De lá para cá, ampliei um pouco a gama de conteúdo com o passar dos meses e hoje escrevo textos argumentativos, alguns com caráter mais reflexivo, poesias, dicas, etc.
A variedade aumentou, assim como as visualizações. Comecei a trabalhar com mais afinco nesse blog apenas no início desse ano, escrevendo mais, me dedicando mais. Tenho a felicidade de dizer que já vi alguns resultados muito bons, o que me alegra demasiadamente. Claro, não é um blog grande ainda, mas já se desenvolveu muito.
Desenvolvi algumas estratégias que me ajudaram a dar uma alavancada no blog. Pensando nessas estratégias, resolvi criar uma lista com algumas dicas que podem ajudar a dar uma turbinada em seu blog. Essas dicas são minhas experiências pessoais, o que eu fiz para tentar melhorar meu próprio blog. Estou certo de que muitos já podem ter conhecimento de alguma coisa que citarei, porém, outras podem ser ainda desconhecidas. Creio que são dicas que vão te ajudar. Ajudaram a mim e resolvi passar isso adiante. É sempre bom compartilhar experiências.
Confira as dicas:
1 – CRIE CONTEÚDO: Isso é algo bem óbvio, porém é o principal para um blog se desenvolver. Sem conteúdo, as pessoas não vão se interessar em visitá-lo. Não é necessário postar todos os dias, mas a frequência é muito relevante. Quanto mais posts, mais são as chances de alguém visualizar, se interessar pelo blog. Lembre-se que é sempre importante prezar pela qualidade. Não adianta nada postar muita coisa, mas que sejam ruins, que não despertem interesse em ninguém. Tente organizar seu conteúdo, para que seja encontrado com maior facilidade pelo leitor, preze pela qualidade. E não se esqueça, dê sempre o seu melhor.

2 – ESTIPULE METAS E DEFINA UM FOCO: Uma maneira de se manter estimulado a escrever e criar conteúdo, é definir dias para suas postagens. Por exemplo: vou postar todas as terças e quintas-feiras; vou criar um post semanal; ou, quero postar três vezes na semana. Veja o que você é capaz de fazer, qual a frequência que você conseguirá cumprir; defina isso e tente sempre atingir essa meta (pode até dobrá-la depois 😜). Faz-se importante, também, focar o blog em algum conteúdo específico. Escolha algo que tenha mais a ver com você, o que você possui mais facilidade em lidar e transmitir. Seria difícil querer falar sobre tudo, não dá para criar bons conteúdos assim. Isso não quer dizer que você não possa explorar outros caminhos, mas é sempre bom criar uma identidade.

3 – INTERAJA COM OUTROS BLOGUEIROS E APRENDA COM ELES: Ninguém vence sozinho. Criar relações com sua blogosfera é uma experiência divertida e de grande aprendizado. Leia outros blogs, siga-os, comente, curta. É isso o que você busca para o seu blog, então faça o mesmo para outras pessoas. A relação se torna recíproca após um tempo, há a criação de laços; mais do que leitores, você consegue criar amizades. Além disso, você pode aprender com os acertos de outras pessoas. Não quero dizer copiar, mas sim trazer algo de bom que visto em algum blog, algo que se enquadre na sua proposta de conteúdo. E sempre responda seus comentários, não dê uma de arrogante. Quem comenta sempre gosta de uma resposta (construtiva).

4 – UTILIZE ENCURTADORES DE LINKS: Encurtar links era importante, antes, para twitteiros, pela limitação de caracteres. Atualmente isso não é o mais importante. As ferramentas mais utilizadas para essa finalidade são Goo.gl, ferramenta do Google, e o Bitly. Cada um possui suas vantagens e desvantagens. A vantagem de utilizar uma dessas ferramentas — e a principal razão pela qual são utilizadas hoje —, é a de que será possível rastrear e contabilizar os cliques que seu link recebeu. É uma boa maneira de conhecer seus visitantes, quais as plataformas que eles utilizam (celular, computador). Isso ajuda, bastante, a melhorar o seu conteúdo, já você poderá saber de onde seus visitantes vieram. Além do fato de criar uma URL mais amigável, menor.

5 – UTILIZE A FERRAMENTA DE INDEXAÇÃO DO GOOGLE: O Google Webmasters é uma ferramenta que permite a indexação de seu blog e todo o seu conteúdo no mecanismo de busca do Google. Esse é mecanismo de busca mais utilizado da internet, seria interessante se fosse possível encontrar seu blog nessa ferramenta, não? Utilizá-lo pode parecer complicado no início, porém não há segredo. As plataformas de blogs dão suporte a isso e o próprio Google Webmasters possui um tutorial bastante claro e simples.

6 – FAÇA BACKUP DE SEU CONTEÚDO: Existem diversos serviços gratuitos de backup em nuvem. O próprio Google oferece o Google Drive. A vantagem dessa ferramenta é que será possível utilizar as duas últimas dicas, e mais essa, com apenas uma conta — sua conta do Google. Caso aconteça algo de errado com o seu blog ou com o seu computador, seus dados, seu conteúdo criado com tanto carinho, não serão perdidos, pois você possui tudo guardado em segurança.

7 – UTILIZE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR: Não tenha medo, nem vergonha, de compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Elas são os principais canais de divulgação de conteúdo da atualidade, ficar de fora delas seria bobeira. Sempre haverá alguém que se interessará por aquilo que você compartilhou, e com o tempo esse alguém se tornará muitos. Deixe seus links em todos os perfis que você possuir pela internet, assim será mais fácil alguém te encontrar. É possível se autopromover em seus próprios posts, inserindo links para outros conteúdos, outras postagens, e páginas. Entretanto, tente não ser um chato que crie spam. Mostre-se. Se você ficar escondido, ninguém o encontrará.

Nenhum comentário:

Guerra dos mundos